Por Matheus Dias
Ser Vereador e disputar uma cadeira de Deputado é uma boa ideia? As chances de vitória melhoram estando no legislativo municipal? Sem atermo-nos às implicações locais para as próximas eleições, vamos ver o que os dados do TSE têm a nos dizer sobre essas tentativas dos vereadores.
Nas últimas três eleições, essa foi a escolha de cerca de 3% dos vereadores em exercício.
Em 2014, 1.564 vereadores decidiram arriscar. Já em 2018, o número de tentativas caiu 8%, para 1.448. Em 2022 houve uma recuperação parcial desse número, que subiu 5,2%, para 1.527.
As estratégias de lançamento de candidatos passam por duas frentes:
Mas geralmente esses vereadores estão disputando quais cargos?
O perfil dos cargos disputados por vereadores vem mudando nos últimos anos. Em 2014, 73% dos vereadores buscavam a eleição para Deputado Estadual. O índice caiu para 69% em 2018 e atingiu o menor valor em 2022, com 62% das tentativas.
A mudança é uma resposta dos dirigentes partidários às regras de distribuição do Fundo Partidário e Eleitoral, que levam em conta o número de representantes de cada partido no Congresso Nacional.
Mas e os resultados? Como foram?
O número de vereadores eleitos oscilou ao longo das últimas três eleições, saindo de 6,5% em 2014, para 8,0% em 2018 e fechando em 7,0% nas últimas eleições nacionais.
Isso significa que em média, apenas 1 a cada 52 cidades do Brasil conseguiu eleger um vereador como Deputado Estadual ou Federal.
Mas falando na competência do deputado, vamos ver como foi essa distribuição entre legisladores estaduais e federais?
Apesar da importância dos Deputados Federais na distribuição dos recursos partidários, o número de vereadores eleitos para o cargo ficou estagnado nas últimas duas eleições, com 26 vitórias em 2018 e outras 26 em 2022.
Mas mesmo com a dificuldade dos vereadores em se eleger deputado, ainda há certa vantagem em relação aos demais candidatos.
A taxa de sucesso dos Vereadores é sistematicamente maior do que a dos demais candidatos a Deputado Estadual ou Federal.
O sucesso dos Vereadores foi 0,3% ponto percentual maior em 2014; 2,3% pontos maior em 2018; e 1,4% ponto em 2022, isso sempre comparado à média geral de todos os candidatos a deputado.
A pergunta que faço é: olhando apenas os dados do TSE, vale a pena um vereador tentar ser deputado? E além da melhor taxa de sucesso, quais outros ganhos você acha que um vereador tem ao se candidatar?
Como melhorar as chances?
Para melhorar as chances de vitória, o primeiro passo é um diagnóstico eleitoral bem-feito.
O diagnóstico eleitoral é uma pesquisa multi método, que mescla dados qualitativos e quantitativos para determinar as estratégias de comunicação para a campanha eleitoral.
A junção de grupos focais e questionários estruturados permite entender o sentimento público da base eleitoral, compreender as expectativas do eleitorado, validar conceitos, testar a. imagem, nível de conhecimento e intenção de voto dos principais players políticos da região.
Entre em contato e converse com um especialista em diagnóstico eleitoral.
*Matheus Dias é Fundador Instituto OPUS